:::: MENU ::::
Faculdade à distância


1. O que é faculdade à distância?

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), educação à distância é a modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas majoritariamente sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar à mesma hora.

A Educação a Distância é conhecida desde o século XIX, mas somente nas últimas décadas passou a fazer parte das atenções pedagógicas.

Ela surgiu da necessidade do preparo profissional e cultural de milhões de pessoas que não podiam frequentar um estabelecimento de ensino presencial, e evoluiu com as tecnologias disponíveis em cada momento histórico.

2. Como funciona?

Para ingressar em uma faculdade a distância, é preciso escolher um curso em alguma instituição de ensino regularizada e ser aprovado no processo seletivo. Após isso, o aluno terá acesso ao site da instituição, onde encontrará inúmeras ferramentas, como áreas com conteúdos de aulas, trabalhos e provas.

Ele também encontrará o calendário com as datas e prazos das atividades, além de locais para conversas e debates. Utiliza-se muito o e-mail para uma comunicação efetiva com a Instituição e professor, onde as dúvidas serão sanadas.

Em algumas Instituições de Ensino a Distância torna-se importante a realização de encontros presenciais algumas vezes durante o curso. Mas, o curso em si é de forma virtual, por isto quem tiver o interesse de ingressar nesta modalidade precisa ter disciplina, dedicação e organização.

3. Cursos à distância são reconhecidos pelo MEC?

Sim, a modalidade de cursos a distância é legal e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além de portarias, resoluções e normas do Ministério da Educação (MEC), Secretarias Estaduais de Educação também compõem a legislação brasileira sobre EAD.

4. Quem pode fazer Faculdade à Distância?

Não há restrições em relação ao perfil do aluno. Mas assim como em cursos presenciais, para fazer uma graduação é preciso ter concluído o ensino médio. Além disso, o aluno precisa ter acesso à infraestrutura mínima exigida pela instituição, como computador ou telefone. Também é importante que o aluno tenha conhecimentos básicos em informática.

Para saber mais sobre Ensino à Distância, visite o site da Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED.


Leia também:

Vale a pena fazer faculdade à distância?

Faculdade a distância e o mercado de trabalho

0 comentários:

Postar um comentário