:::: MENU ::::

Faculdade à distância X Faculdade PresencialAlgumas diferenças entre cursos presenciais e cursos à distância levam algumas pessoas a dúvidas sobre qual modalidade escolher.

No curso de educação à distância o aluno pode montar os horários de acordo com a sua disponibilidade e não precisa sair de casa para estudar.

Já na faculdade presencial, o aluno tem um maior envolvimento com a experiência universitária, o que pode ser um fator importante para a aprendizagem.

Não há como dizer que uma modalidade é melhor que a outra, já que os resultados de cada aluno dependem muito da instituição de ensino, do interesse e da personalidade de cada indivíduo. Mas para ajudar na escolha da modalidade, confira o que há em comum entre as duas e qual se encaixa melhor no seu perfil como aluno.


Semelhanças entre as duas modalidades

Carga horária: a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) determina que os cursos à distância para graduação sejam projetados com a mesma duração da modalidade presencial.

Nível de dificuldade: os cursos à distância, assim como os presenciais, têm exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação

Provas presenciais: mesmo à distância, o Ministério da Educação exige que as avaliações sejam feitas na instituição.

Regularização pelo MEC: o MEC mantém uma lista oficial de instituições de ensino autorizadas a oferecer cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu, que pode ser consultada em seu site.

Diploma: desde 1996 a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) prevê a existência de cursos à distância para a educação básica e superior e determina que seus diplomas tenham o mesmo valor que dos presenciais. Assim, o diploma de EAD também é válido em concursos públicos.


Diferenças entre as duas modalidades

Apesar de possuírem muitos pontos em comum, as duas modalidades também possuem algumas diferenças. Confira as principais delas:



Graduação à distancia
Graduação Presencial
Aulas
Online ou via satélite
Presenciais
Horários
Flexíveis
Fixos
Frequência
Contabilizada por atividades e trabalhos
Contabilizada pela presença do aluno em sala
Custos
Economia de 10 e 15% nas mensalidades*
Além da mensalidade, é preciso gastar com transporte e alimentação.


0 comentários:

Postar um comentário