Na verdade a faculdade a distância, além de ter o mesmo valor diplomático de uma graduação presencial, também possui algumas vantagens que valem a pena considerar:
Vantagens de estudar a distância
Conveniência: A aprendizagem on-line permite ter flexibilidade. O aluno pode aprender em qualquer lugar, a qualquer momento em um computador ou tablet com acesso à internet. O sucesso vai depender da organização para estudar.
Uso da tecnologia: O uso da tecnologia pode aproximar alunos e professores e resolver os problemas de comunicação que podem ocorrer. O aluno pode usar ferramentas virtuais, como fóruns e salas virtuais de discussão. A comunicação on-line com outros alunos e professores também permite mais tempo para organizar os seus pensamentos e formular perguntas.
Menores custos: Além do valor da mensalidade e matrícula ser mais baixo que dos cursos presenciais, a aprendizagem online permite economizar com transporte, alimentação e materiais de aprendizagem como apostilas e cópias.
Qual a principal dificuldade de estudar a distância?
A principal dificuldade que pode surgir durante o ensino a distância é a falta de interação presencial com a sala de aula, com os colegas de classe e professores.
Porém nesse caso a tecnologia pode ajudar na aproximação do aluno com os envolvidos na classe através de encontros e reuniões online.
Além disso, a própria instituição pode disponibilizar ferramentas de apoio à interação a distância, o que pode tornar esta dificuldade em algo algo que não atrapalha o ensino, dependendo de como o aluno a encara e dependendo também da ajuda oferecida pela instituição.
Leia o texto obstáculos do ensino a distância.
Vale a pena fazer faculdade a distância?
Levando em conta todos as vantagens e também desvantagens do ensino a distância, a conclusão é que com certeza vale a pena fazer faculdade à distância. O principal motivo é de que o diploma é o mesmo de uma faculdade presencial. Outros motivos que também fazem a faculdade a distância valer a pena são os preços e comodidade de estudo. Lembrando que o aprendizado depende muito mais do aluno do que do método escolhido.
Leia também:
0 comentários:
Postar um comentário