:::: MENU ::::
O avanço da internet permitiu que muitos problemas fossem resolvidas de forma mais fácil e também ajudou no desenrolar de diversos processos.

Para o ensino a distância por exemplo, a internet e suas tecnologias aproximaram os alunos dos professores e de conteúdos que antigamente eram de difícil acesso.

Hoje com os equipamentos eletrônicos cada vez mais modernos, os alunos do Ensino a Distância ganharam uma nova oportunidade de estudar.


Livros digitais
Antigamente os materiais de estudo eram enviados via correios para a casa do estudante, hoje em dia é possível baixar todo o material de estudo pela internet. O lado positivo, além da comodidade e do preço, é que estes livros podem ser lidos em diversos dispositivos e com mais praticidade em qualquer lugar em que o aluno estiver.

Vídeo aulas
Antigamente os vídeos também eram enviados via correios, assim como os materiais. Hoje em dia não há mais necessidade visto que existem aplicativos e sites de streaming. As vídeo aulas estão sendo utilizadas inclusive por escolas públicas para ensino aos alunos durante a pandemia.

Ambientes virtuais
Com a criação dos ambientes virtuais, o aluno pode encontrar todo o material das aulas a qualquer hora. As dúvidas, trabalhos e até algumas provas podem ser realizadas através do site do curso. Cada instituição possui um ambiente virtual diferente e algumas faculdades até permitem que o aluno visualize este ambiente antes de se inscrever no curso.

Novas tecnologias
Hoje em dia não é mais necessário estar rodeado de livros dentro de uma biblioteca para estudar para uma prova. As tecnologias como word, excel, powerpoint e pdf por exemplo permitem ter todo o conteúdo da aula offline na tela do celular, o que permite estudar a qualquer momento, mesmo sem internet. Outras tecnologias que também facilitam os alunos são os aplicativos de nuvem, que proporcionam ao aluno a facilidade de baixar os arquivos de aula em qualquer dispositivo com internet, apenas logando em sua conta.

Tecnologias usadas em outros países

Mesmo com o avanço da tecnologia no Brasil, algumas ferramentas ainda não são utilizadas por aqui, mas podem passar a ser futuramente, tais como:

Ferramentas de colaboração como Cisco Webex e Cisco Webex Room, que permitem criar salas de reuniões através de sistemas de colaboração de vídeo inteligentes.

Ferramentas de Produtividade que incluem e-mail, calendário e lista de tarefas.

Simuladores digitais, que são muito populares em cursos de saúde e serviços humanos.

Assistive technology, que ajudam alunos com dificuldade de aprendizado, por exemplo dando dando assistência durante vídeo chamadas.

Em conclusão, o ensino a distância vem aumentando a cada ano e, com ele, também cresce o número de tecnologias que ajudam nos estudos. No Brasil já se utilizam muitas destas ferramentas tecnológicas, mas ainda assim ainda há muito o que aproveitar. Com a adaptação do mundo e do país ao confinamento devido ao coronavírus, mais ferramentas terão que ser implementadas aos estudos causando assim uma tendência de melhora no ensino a distância.

Leia Também:
Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/ead/novas-tecnologias-auxiliam-o-ead/

Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário