Como eliminar a procrastinação ao estudar: 6 dicas matadoras

Como eliminar a procrastinação ao estudar: 6 dicas matadoras

A conciliação entre trabalho e estudo à distância pode ser desafiadora devido à tendência à procrastinação, um obstáculo comum.

Continua após a publicidade..

Embora a procrastinação possa ocasionalmente oferecer um breve alívio, frequentemente resulta em perda de produtividade e um sentimento de desapontamento por não cumprir tarefas cruciais.

Uma abordagem eficaz para superar esse hábito é reprogramar a mente para priorizar tarefas relevantes. Em vez de se deixar envolver por distrações imediatas, como redes sociais ou jogos, é crucial redirecionar o foco para atividades de valor.

Isso pode ser alcançado adotando estratégias que promovam uma mentalidade focada e produtiva:

1. Não se culpe

A procrastinação é um comportamento inerente à natureza humana, e é normal enfrentá-la em determinados momentos. Em vez de se culpar ou se sentir frustrado por adiar tarefas, é fundamental compreender que lidar com a procrastinação é um processo gradual e controlável.

Ao invés de se martirizar ou sentir frustração, o ideal é buscar entender os motivos subjacentes à procrastinação. Muitas vezes, há fatores emocionais, falta de motivação ou até mesmo sobrecarga de tarefas que influenciam esse comportamento. É um processo de autoconhecimento e autocompaixão para lidar com esses desafios de forma mais saudável.

Perceber que todos enfrentam esse desafio em algum momento e que é uma oportunidade para aprender e crescer é crucial. Em vez de se punir, concentre-se em encontrar estratégias para lidar com esse padrão. As dicas a seguir são focadas em métodos de organização, planejamento e autogestão para minimizar a procrastinação, em vez de alimentar a autocrítica.

Continua após a publicidade..

2. Torne fácil

A dificuldade das tarefas muitas vezes é um dos principais motivos para procrastinarmos. Enfrentar uma atividade complexa pode parecer avassalador e desestimulante, levando-nos a adiar seu início.

Uma abordagem eficaz para contornar essa dificuldade é dividir as tarefas em partes menores e mais gerenciáveis. Essa técnica, conhecida como “divisão em etapas”, permite que você encare a tarefa de maneira mais acessível e progressiva.

Além disso, a estratégia do “um minuto” é um excelente método para superar a resistência inicial. Comprometer-se a dedicar apenas um minuto à tarefa pode ajudar a quebrar a inércia e iniciar o processo. Uma vez iniciada, muitas vezes você se sentirá mais motivado a continuar, superando a barreira inicial que sua mente criou.

Encontrar maneiras de simplificar as tarefas ou abordá-las em partes menores pode tornar a execução das obrigações muito mais viável. Essas estratégias não apenas reduzem a ansiedade associada à dificuldade das tarefas, mas também aumentam a probabilidade de concluí-las com sucesso.

Experimente essa abordagem e observe como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na sua produtividade e no enfrentamento da procrastinação.

3. Pense na recompensa

Ter em mente a recompensa que uma tarefa pode trazer é um excelente estímulo para encontrar motivação. Visualizar os benefícios e a gratificação que surgirão após a conclusão de uma atividade pode ser um poderoso impulsionador para iniciar e finalizar tarefas.

Ao se deparar com uma atividade complementar, por exemplo, é vantajoso refletir sobre o bem-estar e a satisfação pessoal que ela pode proporcionar. Isso não apenas ajuda a direcionar o foco para os resultados positivos, mas também a estabelecer um propósito para a realização daquela tarefa específica.

Por vezes, se não conseguirmos identificar uma recompensa imediata, criar uma recompensa tangível pode ser uma estratégia eficaz. Estabelecer pequenas gratificações para cada atividade produtiva concluída pode funcionar como um incentivo adicional para a realização das tarefas.

Essas recompensas podem variar de um momento de relaxamento ou lazer após a conclusão de uma atividade, até mesmo a permissão para desfrutar de algo que você gosta.

Conectar cada tarefa a uma recompensa pode fornecer um senso de propósito e gratificação, aumentando a motivação para realizar as atividades de forma eficaz e consistente.

Continua após a publicidade..

A criação dessas recompensas pessoais pode ser uma ferramenta valiosa para impulsionar a produtividade e superar a procrastinação.

4. Faça logo

Começar o quanto antes uma tarefa é uma estratégia eficaz para aumentar a produtividade e minimizar a procrastinação. Ao agir prontamente diante das obrigações, você garante não apenas a conclusão da tarefa, mas também reduz a possibilidade de distrações e desculpas que atrasem o processo.

O princípio de iniciar cedo está relacionado à ideia de aproveitar ao máximo o tempo disponível. Ao realizar suas obrigações imediatamente, você libera mais tempo para atividades futuras ou para momentos de lazer. Isso cria uma sensação de realização e alívio, além de minimizar o acúmulo de tarefas.

Ademais, iniciar uma tarefa de forma precoce permite que você tenha uma visão mais clara do trabalho a ser feito. Isso possibilita identificar e abordar eventuais obstáculos ou necessidades extras, proporcionando mais tempo para ajustes e refinamentos, se necessário.

Portanto, ao adotar a prática de realizar suas obrigações o mais cedo possível, você não apenas evita a procrastinação, mas também maximiza sua eficiência, permitindo que aproveite o tempo de forma mais produtiva e livre de estresse.

5. Estabeleça um prazo para começar

Estabelecer prazos específicos e concretos para começar uma tarefa é uma estratégia poderosa para evitar a procrastinação. Quando adiamos algo sem definir um momento preciso, é fácil deixar essa tarefa constantemente no “depois”, e acabamos adiando indefinidamente.

Estabelecer um prazo claro para iniciar uma atividade, como “começar na segunda-feira” ou “daqui a 15 minutos”, torna o compromisso mais tangível. Isso proporciona uma clareza mental que orienta suas ações e ajuda a vencer a inércia inicial.

Ao fixar um prazo específico, você cria um senso de urgência e comprometimento com a realização da tarefa. Essa abordagem também ajuda a evitar a postergação indefinida, pois torna a responsabilidade mais evidente e imediata.

Além disso, ao definir datas ou horários precisos para começar, você estabelece um compromisso consigo mesmo, promovendo ações concretas e efetivas. Isso aumenta a probabilidade de seguir adiante e iniciar a tarefa, superando a tendência à procrastinação.

Portanto, substituir o “depois” por prazos definidos é uma maneira eficaz de vencer a procrastinação e impulsionar ações concretas em direção aos objetivos desejados.

6. Premie-se

Estabelecer recompensas após concluir uma tarefa é uma excelente maneira de motivar-se e criar associações positivas com o cumprimento de obrigações. Essas recompensas podem variar de uma breve pausa para um cochilo de trinta minutos, um momento para verificar as redes sociais ou até mesmo uma atividade que você goste.

O ato de premiar-se após cada tarefa realizada cria uma dinâmica positiva, estimulando a motivação intrínseca e ajudando a manter o foco e a produtividade. Essas recompensas não precisam ser grandes ou complexas; o importante é que elas proporcionem uma sensação de gratificação e satisfação pessoal.

Ao associar o cumprimento das tarefas com recompensas que você aprecia, seu cérebro é condicionado a associar o trabalho árduo com sensações positivas. Isso pode aumentar sua disposição para realizar outras tarefas e reforçar a mentalidade de realização, tornando mais fácil o enfrentamento de novos desafios.

Portanto, incorporar a prática de recompensar-se ao completar suas obrigações pode ser uma estratégia poderosa para incentivar a produtividade e criar um ciclo positivo de realização e motivação.

Por último, busque sempre ter consciência de suas atividades e de quais tarefas são importantes para sua vida, assim você evitará ficar aleatório no dia a dia, passando de uma distração a outra. Busque educar seu cérebro a ser recompensado por fazer algo útil e não a algo que não agrega valor.

Guia Faculdade a Distancia

Deixe um comentário