:::: MENU ::::
Um das principais barreiras para quem trabalha e estuda à distância é o hábito de procrastinar.

A procrastinação nem sempre é algo ruim, mas na maioria das vezes nos causa perda de produtividade e sentimento de culpa por não termos cumprido com nossas obrigações.

Uma das principais formas de combatê-la é mudando a mentalidade e programando o cérebro para cumprir tarefas relevantes ao invés de apenas passar o dia obtendo prazeres imediatos e sem importância, como redes sociais e joguinhos.

Para combater esse problema, tente colocar em prática as dicas abaixo:

Não se culpe 

A procrastinação é um comportamento que faz parte do ser humano, portanto não adianta se culpar ou se sentir frustrado por ter adiado algo. Compreenda que procrastinar é um fato da vida, mas que podemos controlá-la para que não afete nossa produtividade.

Torne fácil

Muitas vezes a causa da nossa procrastinação é a dificuldade das nossas tarefas. Por isso tente encontrar uma maneira mais fácil de executar suas obrigações ou tente executá-las em partes. Pensar em cumprir apenas um minuto da tarefa pode eliminar a dificuldade que o cérebro cria para executá-la.

Pense na recompensa

Para criar motivação para fazer algo procure pensar na recompensa que isso pode te trazer. Antes de entregar uma atividade complementar por exemplo pense no bem estar e satisfação que isso irá te trazer. Caso não consiga pensar numa recompensa, tente criar uma para cada atividade produtiva que fizer.

Faça logo

Quanto mais cedo você começar a fazer algo, mais cedo você terá concluído. Portanto prefira fazer suas obrigações o mais breve possível, assim você terá mais tempo livre depois e também evitará que se cérebro comece a criar desculpas para não fazer.


Estabeleça um prazo para começar

Quando você deixa algo para depois, é bem provável que você nunca fará. Por isso é melhor determinar um prazo para começar a fazer. Começar “depois” não é muito claro para sua mente, prefira começar na “segunda-feira” ou daqui a “15 minutos”.


Premie-se

Para cada tarefa cumprida premie-se com algo que você gosta. - trinta minutos de cochilo, uma checada no Facebook ou o que sua imaginação permitir. O importante é criar uma situação positiva ao finalizar cada tarefa, assim você ficará mais animado para fazer as outras obrigações e treinará seu cérebro a fazê-las.

Conclusão

Por último, busque sempre ter consciência de suas atividades e de quais tarefas são importantes para sua vida, assim você evitará ficar aleatório no dia a dia, passando de uma distração a outra. Busque educar seu cérebro a ser recompensado por fazer algo útil e não a algo que não agrega valor.

As dicas acima podem te ajudar a ter bons resultados e ser muito mais produtivo.

Foto by freepik

Leia também:

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário